15 de agosto de 2012

O PRINCÍPIO DA HONRA


 “Portanto, dai a cada o que deveis: a quem tributo; a quem imposto, imposto; a quem respeito; a quem HONRA, HONRA.” Rm 13:7

INTRODUÇÃO:  A Palavra de Deus menciona várias vezes sobre Honra. Mas será que realmente estamos vivendo debaixo desse princípio? Que impactos na vida do cristão, na igreja, na família e na vida como um todo o Princípio da Honra pode causar? Como viver debaixo desse princípio? Como viver debaixo desse princípio? Que bênçãos estão reservadas para quem anda em Honra? Como Igreja, queremos que a Honra seja uma marca presente e visível em nosso meio. Cremos que a Honra é uma chave que abre muitas portas. Em contra partida muitas portas estão fechadas para aqueles que desprezam esse princípio. A Honra também é uma semente que plantamos e colhemos na nossa própria vida. Quem semeia em honra será honrado de maneira poderosa. A Palavra nos assegura sobre isso. Você verá que esse ensino é fundamental para o nosso crescimento e que toca diretamente muitas áreas da nossa vida. Vamos ver então algumas verdades sobre a honra e como viver debaixo desse poderoso princípio bíblico.

1 ) POR QUE É IMPORTANTEAPRENDERMOS SOBRE A HONRA?
Porque a HONRA é um princípio que está presente em todas as esferas da nossa vida, como por exemplo, nos relacionamentos, em casa, no trabalho, na família, na igreja, na sociedade, na escola.

HONRAR SIGNIFICA: valorização, respeitar, dar o devido valor, reconhecer algo como precioso valioso.

E quando a bíblia fala, A QUEM HONRA, HONRA, ela está dizendo que a HONRA é algo direcionado às PESSOAS, não a COISAS. Esse pronome relativo QUEM se refere a PESSOAS e não a COISAS.

Infelizmente vemos ao nosso redor como esse princípio tem sido abandonado. As pessoas têm perdido o respeito e o valor uma pelas outras. Hoje em dia as pessoas têm valorizado mais as coisas do que as pessoas. Há uma máxima que diz: “COISAS foram feitas para serem USADAS e PESSOAS para serem AMADAS”.Mas o que nós vemos hoje é o contrário.Coisas são amadas e pessoas são usadas. Coisas tem tido mais valor do que as pessoas. Por isso vemos as pessoas respeitando cada vez menos umas as outras, confiando cada vez menos umas nas outras. Se decepcionando cada vez mais umas com as outras.

Quantos exemplos de DESONRA nós vemos:

a) Na família – filhos desrespeitando os pais, pais aborrecendo os filhos, esposos e esposas não se respeitam mais;
b) No trabalho – funcionários não respeitam seus patrões e vice-versa;
c) Na sociedade – Pessoas não respeitam mais as autoridades (polícias, governantes);
d) Na escola – Alunos desrespeitando os professores;
e) Na igreja – Falta de respeito com o próximo, com os líderes, com os pastores, com os irmãos;
f) Com Deus – pessoas que só honram a Deus com os lábios, mas o coração está distante Dele.

Se a Honra é um princípio Divino que abençoa, a “Desonra” é um princípio maligno que amaldiçoa. Isto porque o primeiro ser a desonrar foi Lúcifer que quis ser maior que Deus e conseguiu com a sua astúcia convencer a terça parte dos anjos a se voltarem contra Deus. Por causa disso o próprio Deus o expulsou dos Céus. Parafraseando Deus disse para Lúcifer: “Saia como um raio da minha presença”. Por isso que, quem DESONRA está dando legalidade a Satanás e seus demônios agirem na sua vida. E além do mais, perdem o dinheiro da presença, ou seja, perdem o direito de permanecerem no lugar onde desonraram.

Por isso que muitas portas se fecham para aqueles que desonram. No trabalho, o funcionário que desonra sua empresa em breve será demitido. Na igreja, aqueles que desonram sua liderança com fofocas e contendas, não conseguem permanecer na igreja por muito tempo, logo saem. É claro que esse não é o único motivo pelo qual alguns irmãos migram de uma igreja para outra. Também há motivos geográficos, amizades e até mesmo desonra por parte da liderança. Mas em nossa igreja queremos que a honra seja um princípio visível e prático entre os irmãos. As pessoas vão querer estar entre nós por causa desse princípio, e quem não andar em honra não ficará em nosso meio por muito tempo.
CONCLUSÃO: Irmãos, estamos vivendo numa geração que está cada vez mais deixando de lado o princípio da honra. Podemos ver isso no dia a dia, no trânsito, no ônibus, nas famílias entre filhos e pais, marido e mulher, no trabalho, na escola, na igreja e em todo lugar.

Precisamos resgatar O Princípio da Honra em nossas vidas e ser exemplo para quem estiver a nossa volta. E uma das formas de fazer isso é observando os protocolos pré-existentes. Não quebre protocolos de honra. Sua atitude pode abrir ou fechar portas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário