19 de julho de 2013

JEFTÉ UM HOMEM VALOROSO (JZ 11:1-40)

(Juízes 11:1) - ERA então Jefté, o gileadita, homem valoroso, porém filho de uma prostituta; mas Gileade gerara a Jefté.

A. Jefté foi um grande líder no tempo dos juízes em Israel.
B. Ele foi uma espécie de libertador assim como Moisés, Josué e muitos outros.
C. Ele é uma figura daqueles que são levantados por Deus para libertar seu povo da opressão.
D. O nome em hebraico significa literalmente “Libertador”.

I – JEFTÉ FOI UM GRANDE LÍDER, PORÉM, TINHA ALGUMAS MARCAS AMARGAS EM SEU PASSADO:

1)– Era filho de uma prostituta:(Juízes 11:1) - ERA então Jefté, o gileadita, homem valoroso, porém filho de uma prostituta; mas Gileade gerara a Jefté.

a. Seu pai teve um relacionamento ilícito com uma prostituta e desse relacionamento, nasceu Jefté. Portanto Jefté era filho bastardo(ilegítimo).

b. Talvez alguém pudesse dizer que Jefté fosse fruto do pecado de seu pai. Ou seja, não era uma criança amada, planejada.

c. Imagine esta prostituta carregando Jefté 9 meses na barriga, acusando aquela criança de atrapalhar os seus negócios, os seus prazeres...

d. Depois do nascimento a prostituta leva aquele menino para o pai de diz: Eu não quero esta criança, não posso viver minha vida com esta criança me atrapalhando.

e. Jefté é criado pelo seu pai. Isso abriu marcas profundas de rejeição e revolta em Jefté. Uma vida marcada pela vergonha e desprezo por cada pessoa que conhecia sua a história. Imagina você andando nas ruas e todos te olharem com desdém, desprezo, gozação e comentários desagradáveis.

2 - Foi expulso de sua casa pelos seus irmãos:(Juízes 11:2) - Também a mulher de Gileade lhe deu filhos, e, sendo os filhos desta mulher já grandes, expulsaram a Jefté, e lhe disseram: Não herdarás na casa de nosso pai, porque és filho de outra mulher.
a. Seus irmãos, por parte de pai,não gostavam dele. Quando alguém que não é valorizado, respeitado, acreditado e honrado em sua própria família, jamais terá esses valores dos de fora.

b. Esses são valores que devem começar a serem restaurados dentro da própria família.

3 - Tornou-se um fugitivo, e chefiou uma quadrilha de assaltantes:(Juízes 11:3) - Então Jefté fugiu de diante de seus irmãos, e habitou na terra de Tobe; e homens levianos se ajuntaram a Jefté, e saíam com ele.
a. Ele desenvolveu seu potencial de liderança no meio dos bandidos. Todos nós podemos influenciar ou sermos influenciados pelo ambiente onde estamos. Temos que aprender que um ambiente pode nos moldar a ele, ou nós podemos moldá-lo aos nossos valores. Tudo depende de como nós administramos o nosso comportamento.

b. Caráter é uma questão de conduta moral e interior, e não de opiniões e ambientes externos.

c. Muitos usam o seu estado deplorável para justificarem seus erros e alimentarem seus traumas e frustrações.

d. O nosso sucesso ou fracasso, não está na sentença que alguém proclamou para nós, mas na decisão que tomamos em nossa caminhada do dia a dia.

4 – Jefté ainda tinha mágoas em seu coração de seus irmãos e dos líderes que não o apoiaram naquela situação.

a. Não podemos ser depósitos de mágoas e ressentimentos. Muitos tem deixado de prosperar em seu ministério e vida pessoal, porque tem guardado esses sentimentos do inferno em seu coração.

b. Tudo o que aconteceu de injustiça contra nós, não pode encontrar morada dentro de nós. Aquilo que os outros pensam sobre nós, não pode paralisar as nossas conquistas e realização dos nossos sonhos. Jesus Cristo levou todas as nossas dores na cruz do Calvário. Aleluia!!!

II – JEFTÉ ESCOLHEU COLOCAR O SENHOR NA FRENTE DE SEU CAMINHO E SE SUJEITOU À VONTADE DE DEUS:

(Juízes 11:9) - Então Jefté disse aos anciãos de Gileade: Se me levardes de volta para combater contra os filhos de Amom, e o SENHOR mos der diante de mim, então eu vos serei por chefe?

(Juízes 11:10) - E disseram os anciãos de Gileade a Jefté: O SENHOR será testemunha entre nós, e assim o faremos conforme a tua palavra.

(Juízes 11:11) - Assim Jefté foi com os anciãos de Gileade, e o povo o pôs por chefe e príncipe sobre si; e Jefté falou todas as suas palavras perante o SENHOR em Mizpá.
a. Jefté escolheu depositar sua confiança no Senhor. Mesmo, aparentemente, ele tivesse medo de ser novamente rejeitado, por isso ele quis ser chefe, ele colocou Deus na frente de suas decisões.

b. Jefté estava também defendendo a causa de Deus. Os filhos de Amon queriam as terras que Deus deu a Israel. Jefté não negociou com o inimigo.

(Juízes 11:12) - E enviou Jefté mensageiros ao rei dos filhos de Amom, dizendo: Que há entre mim e ti, que vieste a mim a pelejar contra a minha terra?

(Juízes 11:13) - E disse o rei dos filhos de Amom aos mensageiros de Jefté: É porque, saindo Israel do Egito, tomou a minha terra, desde Arnom até Jaboque, e ainda até ao Jordão: Restitui-ma agora, em paz.

III - JEFTÉ FOI REVESTIDO DO PODER DO ESPÍRITO SANTO:

(Juízes 11:29) - Então o Espírito do SENHOR veio sobre Jefté, e atravessou ele por Gileade e Manassés, passando por Mizpá de Gileade, e de Mizpá de Gileade passou até aos filhos de Amom.

a. O que fazia a diferença entre a vida do povo de Israel, e, a de Jefté, era a unção do Espírito Santo sobre este.

b. Todos nós podemos ter uma história boa e de sucesso, a despeito do trágico começo ou até mesmo de um nascimento traumático.

c. Podemos fazer a diferença aonde estivermos e influenciar toda uma nação, uma geração e até futuras gerações com as nossas realizações.

d. Devemos ser referencia positiva para aqueles que não tem esperança.

e. Devemos transformar nossas feridas interiores, em fortes desejos de realização.