30 de agosto de 2013

OS HERÓIS DA FÉ - Parte I

Geralmente quando se fala dos personagens bíblicos que são mencionados em Hebreus 11, eles são mencionados como os heróis da fé. Costuma-se dizer que integram a galeria dos grandes homens de Deus.

Porque são considerados heróis? O que fizeram para serem tão ilustres? O que levou a Bíblia dar testemunho deles, de maneira tão maravilhosa?

I) AGRADARAM A DEUS

- De Abel está escrito que ele ofereceu a Deus sacrifício mais excelente que Caim, porque o seu desejo era agradar a Deus (Hebreus 11.4).
Em Genesis 4:4 diz que Abel trouxe das “primícias e da gordura” sua oferta ao Senhor, ou seja, ele deu o melhor ao Senhor. Quanto a Caim, ele também ofertou algo ao Senhor, mas não procurou fazê-lo com sinceridade. Em seu coração havia rivalidade, desprezo, ódio. Por isso o texto registra que Deus agradou-se “de Abel e de sua oferta”. A idéia é que Deus agrada-se primeiro da atitude da pessoa, para depois agradar-se de sua oferta. O fato de Abel ter ofertado das “primícias e da gordura” do seu rebanho revela o desejo de seu coração de agradar ao Senhor, para quem conta mais a motivação do que o gesto de ofertar em si. Que Deus se agrade de nós e de nossas ofertas.

- De Enoque está escrito: Antes de ser arrebatado, deu testemunho de ter agradado a Deus (Hebreus 11.5).
Gn 5: 22-24 Andar com Deus significa que aprofundamos a nossa intimidade com Ele a tal ponto, que Ele aproxima-nos da Sua presença. Creio que além do sentido literal que essa declaração tem, espiritualmente, quando caminhamos com Deus, Ele traz-nos para perto d’Ele a fim de ocuparmos um lugar de intimidade.

- Quando o rei Ezequias ficou doente e foi advertido da gravidade do seu estado, orou a Deus dizendo: Ah! Senhor lembra-te, peço-te, de que andei diante de ti em verdade, com inteireza de coração, e fiz o que era reto aos teus olhos... (Isaias 38.3)

a) Ainda que sua enfermidade era de morte, Deus lhe curou e aumentou seus dias de vida.
b) Porque? Porque tinha feito diante de Deus o que era agradável
- Provérbio 11.20 nos diz: Abominação para o Senhor são os perversos de coração, mas os perfeitos de caminhos lhe são agradáveis.

A Fé é um fator determinante e todo momento somos desafiados a ter um relacionamento de fé com Deus, temos que tê-la, sem ela não poderemos agradá-lo.