10 de setembro de 2014

15 DICAS PARA SE PREPARAR UM CULTO DE MISSÕES


1 – Comece a preparação 30 dias antes.
2 – ORAÇÃO. Envolva a igreja em oração por missões. Ore pelo tema a ser trabalhado, pelo pregador que será convidado, pelo país que será enfocado, pelas pessoas que serão diretamente envolvidas. Peça as irmãs de oração para batalhar espiritualmente pelo país durante todo o tempo de preparação.
3 – ESCOLHA UM TEMA. Trabalhe este tema com cartazes, painéis, louvores etc.
4 – ESCOLHA O PAÍS e faça uma pesquisa sobre o país ou cidade  em questão. Procure saber das ansiedades, das necessidades, das dificuldades, das conquistas, das relações familiares, sociais e afetivas, da religiosidade. Quais são suas crenças, seus princípios e valores. Compartilhe suas descobertas com a equipe de oração para que eles possam orar objetivamente.
5 – Peça 5 ou 10 minutos ao pastor para falar sobre o país escolhido em todos os cultos. LEVE NOTICIAS RÁPIDAS e ENVOLVENTES. Informe a igreja sobre a cultura, sobre a condição espiritual, sobre a condição sócio-econômica, sobre a forma e força política, sobre a carência e tudo o que você puder conseguir para envolver a igreja com aquele país, em oração. Ore com a igreja nesses 5 ou 10 minutos.
6 – PREPARE UM PAINEL e coloque notícias pitorescas e interessantes sobre o país, vai acrescentando a cada culto uma informação. Consiga fotos, ou figuras sobre a bandeira e símbolos daquele país. Sobre lugares turísticos, inclusive lugares de romaria que comprovem a crença daquele povo. Por exemplo, no Brasil, a Aparecida do Norte é um local turístico e de romaria; no Peru, vão pessoas de longe para fazer “contatos” em Machu Picchu, explore estas informações para sensibilizar a igreja quanto a necessidade espiritual daquele povo.
7 – Desde o início ENVOLVA A EQUIPE DE LOUVOR no seu projeto. Para que eles ensaiem músicas de acordo com o tema e com as condições daquele país. Envolva os professores de Escola Dominical.
8 – Descubra MISSIONÁRIOS que estão naquele país, procure fazer contato, eles ajudarão muito, COMPARTILHANDO AS NECESSIDADES REAIS DO LOCAL. Faça uma relação desses missionários e coloque no painel que você armou, com os seus pedidos de oração. Se possível, coloque fotos deles.
9 – Se puder, ENVOLVA OS JOVENS. Peça o líder dos jovens para fazer uma gincana voltada para missões, ou para ensaiar alguma peça… Enquanto preparam, que tal envolver a igreja em missão local? Atividades missionárias  com os jovens e com a terceira idade. Atividade que traga recursos para enviar algo para os missionários mais necessitados naquele país…
10 – Procure um pastor ou missionário que tenha algum CONHECIMENTO SOBRE O PAÍS  em questão e que esteja de fato envolvido com missões para pregar. Avise com antecedência para que ele possa se preparar.
11 – Bom, chegou a hora de ornamentar a igreja para o grande dia. Chegamos ao culto. ENFEITE A IGREJA COM BANDEIRA, SÍMBOLOS, E CARTAZES SOBRE O PAÍS. Coloque bandeiras de outros países que têm sua história entrelaçada com a do país escolhido. Enfeite a igreja com as cores da bandeira do país escolhido. Combine com o líder das crianças para vestir as crianças a caráter e dê um espaço no culto para que elas cantem ou apresentem uma peça curta. Ao final do culto você pode oferecer alguma comida típica do país, envolva a equipe de senhoras nisto.
12 – ENVOLVA O DEPARTAMENTO INFANTIL DA SUA IGREJA. A criança é a igreja do amanhã, elas precisão entender o propósito da obra missionária.  As crianças precisam participar. Faça com que os professores façam cofrinhos com o nome daquele país, informe as crianças, na linguagem deles sobre as crianças e as necessidades delas.
 13- NÃO ESQUEÇA A OFERTA MISSIONÁRIA. Não conte somente com a oferta do dia, distribua envelopes, carnês, faça com que as pessoas se envolvam e tenham compromisso. Afinal missionário come e paga contas. E necessário que as pessoas entendam que a obra missionária e sustentada pela Igreja do Senhor.
14 – ENVOLVA A EQUIPE DE EVANGELISMO, se possível faça uma evangelismo antes do culto. Incentive a igreja a evangelizar, missões e ganhar almas para o Reino de Deus.
 15 -ARREGACE AS MANGAS E DÊ O SEU MELHOR. A recompensa vem do Senhor. Parece muito trabalho, mas se você colocar seu coração e seu esforço, você vai ver que vale a pena. Como o anjo disse a Gedeão, eu digo a você agora: “Vai nesta tua força, o Senhor é contigo.”
 Fonte: http://semiadecin.blogspot.com.br/