2 de outubro de 2011

Neemias Um Líder na Excelência

Neemias partiu para a Pérsia em 444 aC, como governador de Judá e veio incumbido pelo rei da Pérsia para reconstruir os muros de Jerusalém e fortificar a cidade. Apesar de muitas oposições Neemias completou o muro em cinqüenta e dois dias, Neemias era um homem capaz, perseverante e de muita oração, agora uma das principais funções de Deus através de Neemias era a restauração espiritual do povo. Vejamos porque Neemias foi um Líder em excelência:


I – UM LIDER EM EXCELENCIA ORA E JEJUA
Neemias tinha uma grande solicitude pelo povo e pela sua Obra em Judá e durante quatro meses derramou seu coração na presença de Deus com oração e Jejum, com muitas lágrimas por conta dos problemas que afligia o povo. Mas não era somente uma oração simples, havia confissão de pecados, suplicas a Deus para conseguir cumprir a sua palavra, seu zelo pela Obra e sua intercessão pelos filhos de Israel.

II – UM LIDER EM EXCELENCIA PEDE GRAÇA PERANTE OS HOMENS
Neemias estava decidido a buscar a Deus para que lhe concedesse graça perante o rei para o bem dos Judeus. Quando precisamos de alguma coisa de outras pessoas, devemos antes de qualquer coisa apresentar diante de Deus aquilo que precisamos. Deus pode comover o coração e a mente de líderes influentes para cumprirem a vontade divina. Pv 21:1, Et 4:16
O primeiro impulso de Neemias de frente com o Rei foi orar, antes mesmo de responder a oração do rei Neemias sussurrou uma oração a Deus, pedindo ajuda e sabedoria.

III – UM LIDER EM EXCELENCIA COMPATILHA DOS PROPOSITOS DE DEUS
A mão de Deus sobre Neemias significava que ele estava compartilhando dos propósitos de Deus, quando ele alcança favor do rei através da sua petição e o próprio rei lhe concede muito mais que pensava, lhe concedeu cartas para passagem para chegar a Judá, madeira para cobrir as portas e muros e sobre as casas que chegasse. Ainda sim lhe concedeu chefes dos exércitos e cavaleiros para lhe proteger na caminhada. Deus estava lhe guiando claramente v12, deus lhe estava concedendo sua graça e auxilio Hb 4:16

IV – UM LIDER EM EXCELENCIA ANDA NA VONTADE DE DEUS
Neemias começou a reedificar os muros porque sabia que essa era a vontade de Deus, por isso estava confiante que Deus lhe faria mais que vitorioso nessa Obra. O sucesso de Neemias e do povo implicara em esforços: o coração do povo se inclinou a trabalhar v 4.6, o povo trabalhava em atitude de oração e vigilância v 4:9, o povo demonstrava determinação, coragem e fé ante a oposição do inimigo v 4:14. Quando os muros foram terminados em 52 dias até os inimigos tiveram que reconhecer que a Obra havia sido terminada com a ajuda de Deus v 6:15,16.
Deus sempre cumpre a sua parte quando os fieis cumprem a sua com fé perseverante.

A construção do muro foi concluída, pois Deus havia levantado um homem decidido, corajoso e dedicado, Neemias deu o exemplo aos que estavam com ele fazendo uma grande obra por isso teve esse grande exemplo de líder em excelência ,  ele sabia que estava fazendo uma grande obra e que não podia parar e nem olhar para as adversidades, precisamos ter a devida visão da grandeza da obra que Ele nos chama, mesmo que pareça ser de pequeno valor em vista de outros trabalhos, devemos nos manter firmes no objetivo, uma grande visão unida a uma fé inabalável, leva a efeito a realização do propósito de Deus para a nossa vida  e para nossa Geração.