24 de fevereiro de 2011

DEZ MARCAS DE UM LÍDER, INESQUECÍVEL

(2 Cro 21:5,19,20; Hb 11:4; 2 Tm 4.6-8)
O Dr. Nicholas Murray Butler disse haver três tipos de pessoas no mundo
·        As  que não sabem o que está acontecendo,
·        as que observam o que está acontecendo
·        e as que fazem com que as coisas aconteçam. São essas últimas que detêm o dom de liderança.
Pense em um líder que você já teve - pai, mãe, professor, pastor, patrão, treinador ou gerente - que tenha conseguido extrair o melhor de você. Eis aqui uma das razões pelas quais os  discípulos jamais poderiam se esquecer do Seu Líder - Jesus - porque ninguém como Ele conseguiu extrair o melhor de seus liderados. Para se certificar da  eficiência e da eficácia de Sua liderança, basta conferir o sucesso do Seu empreendimento. O que dizer de José do Egito: o líder visionário; de Moisés: o líder manso; de Neemias: o líder estrategista; de Davi: o líder guerreiro; e de Paulo: o líder determinado. Quais eram as qualidades destes homens como líderes, que, mesmo depois de milênios, ainda continuam influenciando as pessoas?
Se você é um líder, como as pessoas que estão sob a sua liderança vão se lembrar de você amanhã? Num exercício de auto-avaliação, você se sentiria satisfeito em ser liderado por um líder que tenha o seu perfil? O tratamento que você tem dispensado ao seu grupo é o mesmo que gostaria de receber? No dia do seu funeral, qual será o sentimento de sua família, de seus liderados e de todos que estão sob a sua influência? De tristeza pela perda de um grande líder, ou de alívio porque saiu um grande peso que estava  sobre eles? Para você há diferença entre "ser chefe" e "ser líder"? Colocando sua liderança diante do espelho, que nota você daria a ela?
Há um líder na Bíblia, cujo nome é Jeorão, filho de Josafá... Ele começou a reinar em Judá com 32 anos e seu reinado durou 8 anos. Veja o que o que a Bíblia diz sobre ele: "E se foi sem deixar saudades; sepultaram-no na cidade de Davi, porém não nos sepulcros dos reis". (2 Cro 21.1-20)
O que é liderança?
Algumas definições interessantes:
"Qual a diferença entre liderar e influenciar. Você gerencia coisas e lidera pessoas".
"Liderar é influenciar". (Sam Deep)
"Liderar não é dominar, mas, sim, a arte de convencer as pessoas a trabalharem em vista a um objetivo comum". (Daniel Goleman)
"Liderar é libertar as pessoas para que façam o que é necessário, da forma mais eficaz e mais humana possível". (Max Depree)
"Liderança não é uma questão de direito ou título, mas de habilidade". (John C. Maxwell)
"Liderança é a capacidade de transformar visão em realidade".  (Warren G. Bennis)
"O líder é aquele que sobe na árvore mais alta, estuda a situação em seu conjunto e grita: 'Estamos na mata errada". (Stephen R. Covey)
"É o processo de estímulo pelo qual, mediante ações recíprocas bem-sucedidas, as diferenças individuais são controladas e a energia humana que delas deriva se encaminha em benefício de uma causa comum".
"A liderança é o esforço de exercer conscientemente uma influência especial dentro de um grupo no sentido de levá-lo a atingir metas de permanente objetivas que atendam as necessidades reais do grupo”. (John Haggai)
"Liderança cristã é a arte de crescer com as pessoas". (Nancy Dusilek)
"Para Jesus, liderar era ser servo dos servos". (Mc. 10:45).
"Liderar é saber planejar, integrar, motivar, avaliar e estabelecer alvos".
Qual era o conceito de Paulo da função do líder cristão:
O líder é - despenseiro (1 Co 4.2).
O líder é - governante (1 Co 12.28).
O líder é - bispo, supervisor (Atos 20.28).
O líder é - presbítero (Atos 20.17).
O líder é - presidente (Rm 12.8).