18 de fevereiro de 2011

O PROFETA JEREMIAS - Jr 44. 16

A reação do profeta diante de seus ouvintes foi heroica. Havia razão para ele fugir ou desanimar-se de seu ofício, se desse ouvido a eles. Diziam abertamente: “Quanto à palavra que nos anunciaste em nome do Senhor, não te obedeceremos a ti.” Jr 44. 16. Ele, porém, foi fiel.

1 – CONSTITUÍDO PROFETA POR DEUS.

Investidura: “Assim veio a mim a palavra do Senhor, dizendo: Antes que eu te formasse no ventre, eu te conheci; e, antes que saísses da madre, te santifiquei e às nações te dei por profeta.” Jr 1. 4. Os instrumentos de Deus são escolhidos com antecedência. Ex.: Sansão, João Batista, Paulo.
Encorajamento: “Mas o Senhor me disse: Não digas: Eu sou uma criança; porque, aonde quer que eu te enviar, irás; e tudo quanto te mandar dirás.” Jr 1. 7. É fundamental o profeta crer e apoderar-se do que Deus diz, e não no que sente.
Autonomia: “Olha, ponho-te neste dia sobre as nações e sobre os reinos, para arrancares, e para derribares, e para destruíres, e para arruinares; e também para edificares e para plantares.” Jr 1. 10. O profeta estava dotado da autoridade divina em sua missão.

2 – SUA VIDA PESSOAL.

Humildade: “Então, disse eu: Ah! Senhor Jeová! Eis que não sei falar; porque sou uma criança.” Jr 1. 6. Todas as pessoas usadas por Deus sabem que a graça é quem as capacita. As pessoas mais preparadas sabem que, sem a bênção de Deus, seus ministérios serão vazios.
Restrição: “Não tomarás para ti mulher, nem terás filhos nem filhas neste lugar.” Jr 16. 2. O profeta se submeteu a esta determinação por ser obediente e leal, uma vez que o casamento não é pecado e os profetas não eram impedidos de contraí-lo.
Sensibilidade: “Estou quebrantado pela ferida da filha do meu povo; ando de luto; o espanto se apoderou de mim.” Jr 8. 21. “Por essas coisas, choro eu; os meus olhos, os meus olhos se desfazem em águas; porque se afastou de mim o consolador que devia restaurar a minha alma; os meus filhos estão desolados, porque prevaleceu o inimigo.” Lm 1. 6. Sua dor fica demonstrada nas lamentações pelo povo de Israel.

3 – FIDELIDADE NO DESEMPENHO DA MISSÃO.

Consciente de sua missão: “E falou Jeremias a todos os príncipes e a todo o povo, dizendo: O Senhor me enviou a profetizar contra esta casa e contra esta cidade todas as palavras que ouvistes.” Jr 26. 12. Ele estava dizendo: estou desenvolvendo o ofício a que fui chamado; fui ungido para isto.
Orientador benevolente: “Agora, pois, melhorai os vossos caminhos e as vossas ações e ouvi a voz do Senhor, vosso Deus, e arrepender-se-á o Senhor do mal que falou contra vós.” Jr 26. 13. Seu desejo era o bem das almas, da nação.
Destemido em face dos ouvintes: “Quanto a mim, eis que estou nas vossas mãos; fazei de mim conforme o que for bom e reto aos vossos olhos.” Jr 26. 14. Pareceu-se com Jesus de Nazaré neste particular; cordeiro pronto à matança. Is 53. 7.
Seguro do cuidado de Deus: “Sabei, porém, com certeza, que, se me matardes a mim, trareis sangue inocente sobre vós, e sobre esta cidade, e sobre os seus habitantes, porque, na verdade, o Senhor me enviou a vós para dizer aos vossos ouvidos todas estas palavras.” Jr. 26. 15. Conhecia a justiça divina.

Conclusão: Ser profeta é ouvir de Deus e falar ao povo.