20 de março de 2011

UMA VIDA COMPROMISSADA COM A EXCELÊNCIA


                Leve a sério cada ESCOLHA que você faz (Gn 24.2-14).
  
A nossa vida é o resultado das escolhas que fazemos e essas escolhas são feitas com base nos valores que norteiam a nossa caminhada. É impossível viver um dia sem fazer escolhas e tomar decisões. Muitas escolhas são irrelevantes e não implicam em nada, outras tem conseqüências eternas.
Quando se trata de uma escolha semelhante a que o servo de Abraão iria fazer, é imprescindível que sejamos criteriosos. Quais os cuidados que Abraão tomou?
Primeiro: Se a escolha é relevante, é necessário que chamemos pessoas de confiança para se envolver. "Disse Abraão ao seu mais antigo servo da casa, que governava tudo o que possuía:.." (Gn 24.2). Este servo era um homem de confiança.
Segundo: Toda escolha relevante deve ser orientada pelos princípios da Palavra. "...não tomarás esposa para o meu filho das filhas dos cananeus entre os quais habito". (2 Co 6.14)  
1)   Algumas escolhas erradas que ficaram registradas na Biblia:
·         Eva foi colocada para fora do Jardim, porque não soube escolher.
·         Davi manchou sua história com um caso de adultério, porque errou na escolha.
·         Jonas colocou em risco a vida de muitos, causou um prejuízo enorme, porque não escolheu certo.
·         O filho pródigo desceu até o ultimo degrau da escada, perdeu tudo, porque escolheu errado.
·         Judas fez a pior escolha e terminou suicidando.

Quem tem promessas de Deus não pode brincar com as escolhas que faz.

2.           Leve a sério COMPROMISSOS.
"Jurou fazer conforme o resolvido..." Quem não aprendeu a levar a serio compromisso, terá sempre uma vida marcada pela mediocridade. O discipulado é uma chamada para assumir COMPROMISSO. "Quem quiser vir a pós mim, negue-se a si mesmo e siga-me, disse Jesus". (Mt 16.24) "Se fiel até a morte e dar-te-ei a coroa da vida". (Ap 2.10)  "Seja, porém, o vosso falar: Sim, sim; Não, não; porque o que passa disto é de procedência maligna". (Mt 5.37)

3.                  Tenha INICIATIVA própria. "Não espere ser mandado".
Sem que Abraão pedisse, o servo pegou dez camelos... Por que dez e não um? Por que dez e não dois? Pessoas excelentes tem mente larga, expandida, sabem pensar grande.

4.                  Coloque EXCELÊNCIA em tudo o que você faz.
"...dez camelos..."
A importância daquilo que fazemos depende da visão que temos. Ele fez para o seu senhor como se estivesse fazendo para si mesmo.

5.                  Tenha um coração de SERVO.
"...bebe meu senhor e tirarei água também para os camelos..."
Quem tem o coração de servo, serve a Deus e ao próximo sem esperar nada em troca. Rebeca serviu sem saber quem estava servindo... Servir a Deus é ser solidário com o próximo...

6.                  Tenha prazer no trabalho. "Quem nada faz nada vale".

7.                  VÁ ALÉM do que a obrigação lhe impõe.
Elieser pediu água para ele, mas a moça foi além, ofereceu água para os seus camelos...

8.                  TERMINE o que você propõe a fazer. "Perseverança e determinação são marcas das pessoas bem sucedidas".
Compromisso, determinação e propósito eram marcas do caráter de Rebeca.... "Até que todos bebam..." Pessoas comprometidas com a excelência não param na metade do projeto... sempre vão até o fim...

Nenhum comentário:

Postar um comentário